terça-feira, 21 de abril de 2009

SEM INSP


Bom Dia!
Não estou muito inspirada para postar, vamos ver se no decorrer do dia ou da semana surge algo..rs.. Como diz o personagem aí de cima " Oh vida! Oh céus!....kkkkk

sexta-feira, 17 de abril de 2009

TORTA DE BANANA (SPTV)

Ontem vendo Tv vi uma receita bem bacana de torta de banana, vou postá-la abaixo....

(a diversidade é algum bem intenso em minha vida..rs.. um dia poesia, outro receita, outro reclamação...kkkkkkk )


VAMOS A RECEITA......






Ingredientes: - ½ dúzia de banana nanica grande e bem madura - 1 xíc. e ½ de farinha de trigo - ½ xíc. de açúcar - 150 gramas de manteiga - 1 colher chá canela - 1 colher de chá de fermento Para a cobertura: - 2 ovos - ½ xíc. de leite - 2 colheres de sopa de açúcar - 1 colher de chá de canela (misturados)





A culinarista paulistana Cássia Boarges descobriu uma receita do tempo do império, do fim do século XIX. Para oito pessoas ficarem felizes, os ingredientes são: meia dúzia de banana nanica grande e bem madura, uma xícara e meia de farinha de trigo, meia xícara de açúcar, 150 gramas de manteiga, uma colher chá canela e uma colher de chá de fermento.



Para a cobertura, providencie dois ovos, meia xícara de leite, duas colheres de sopa de açúcar e uma colher de chá de canela misturados. Numa vasilha, cássia coloca os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, a canela e o fermento e começa a fazer a farofa com a mão e a manteiga sempre aos poucos. “Se sobrar um pouquinho não tem importância porque depende da temperatura do dia, às vezes você usa mais, às vezes você usa menos. A temperatura ambiente é muito importante quando você faz. Também a pessoa pode ter mãos quentes vai utilizar um pouco menos”, explica Cássia. Para saber se precisa mais manteiga Cássia tem um truque. “A massa fica mais fria e úmida e então nesse ponto ela está perfeita. Você aperta e se ela unir, ela está prontinha”, garante. Ou seja com a temperatura do dia sobrou um pouco de manteiga. A forma untada e enfarinhada tem 23 centímetros de diâmetro e a farinha é colocada soltinha. “O importante nessa massa de torta é que você vai colocar a massa, mas não vai firmar, senão ela vai embatumar, não pode.



Só vamos colocar essa farofa, sem pressão, mais ou menos um centímetro“, explica a culinarista. Vamos formar a base e em seguida colocar as bananas, que vão inteiras para que fique bem úmido. Se preciso, corte a banana para preencher bem e não ficar espaços. Por cima, coloque a farofa sem apertar. Para a cobertura, Cássia junta os ovos e o leite e bate ligeiramente e coloca sobre a torta. Sempre umedecendo bem as laterais pra que sua torta não fique seca e depois por cima Por último aquele açúcar com canela que dá o toque da vovó. O forno é médio a quente por 30 a 40 minutos e olha a torta do tempo do império para nossa fome de 2009. Macia pro dentro e crocante em cima. Uma delícia com cafezinho ou chá



RECEITA RETIRADA DE:




quinta-feira, 16 de abril de 2009

FRASES? POESIAS? REFLEXÃO?




Nossa, existe algo aqui que me encomoda...
Acordei hoje com uma sensação estranha
Angústia ? Dor? Não sei explicar....

Será que estou como fome ?
Fome de vitória...
Fome de amor...
Ou simplesmente fome!

Será precentimentos? ....
Suspiro, respiro fundo....
E ainda sinto uma enorme dor no peito
Sinistro mundo!!!! Sentimentos obscuros

Instinto? Intuição?
Será o medo de uma nova desilusão?
Correr? ou Esperrar ?
Vamos ver onde é que esta angústia vai dar!!!!

domingo, 12 de abril de 2009

FELIZ PÁSCOA


Olas....


Não curto muito estas festas, mas a tradição fala mais alto... É bem cansativo temos que ir na casa de um e de outro para não desagradar nínguém mas tem sempre alguém que fica chateado por que voce foi embora mais cedo....rs... Mas é isso aí já dizia o grupo Titãs " Família eee Família aaaa...Família....Família..... Então é isso aí!


Desejo a todos uma BOA PÁSCOA .... Comam muito chocolate porque isso é MARAVILHOSO

sábado, 11 de abril de 2009

COZINHANDO..


Nossa isso é uma terapia mesmo...rs

Estou sozinha em casa , minha vó foi para casa da minha tia e meu excelentíssimo noivo foi trabalhar (alguém tem que fazer isso , né! ), adivinhe o que fui fazer ?????

COZINHAR.....RS.....

Não estava muito inspirada mas de repente me empolguei inventei um recheio de CALABRESA MOÍDA com QUEIJO BRANCO e fiz uma MASSA DE BATATA, pois bem a invenção resultou em uma TORTA bem saborosa. Como amanhã é páscoa tenho que fazer um doce para levar para casa da sogrinha, também inventei ...rs... Quanta criatividade.....

Fiz um pave com brigadeiro e bombons, uhn !!!!! este estou ansiosa para comer, mas só amanhã, mas revelo a torta já ataquei...afinal não tinha nada de melhor a fazer do que comer rs.....

Depois escrevo direitinho, quem sabe alguém queira se aproveitar destas idéias.... bjinhos

CREME DE CARAMELO

Oieeeeeee

Fizemos o peixe a mediterraneo (salmão) e o risoto de camarão ficaram deliciosos....a alcaparra deu um toque sensacional.

Para acompanhar a comidinha leve , pensei em algo simples prático, leve e saboroso. Fiz um creme de caramelo, receitinha baba não tem erro....

Segue abaixo, moleeeeezaa!!!!




Coloque em uma panela média>:

1 LITRO DE LEITE
1 LATA DE LEITE CONDENSADO
2 CAIXINHA DE PUDIM DE CARAMELO

Leve ao fogo e mexa até virar um mingau, demora em media uns 15 minutinhos depende do fogão....

Após engrossar retire do fogo e adicione ao creme 1 LATA OU CAIXINHA DE CREME DE LEITE , é só misturar, coloque em um recepiente e leve para gelar..... UMA DELÍCIA....

segunda-feira, 6 de abril de 2009

BACALHAU GRATINADO

Salve! Salve! Edu Guedes...



Como havia prometido achei a receita deliciosa que passou hoje no programa Hoje em dia da Tv Record.







INGREDIENTES:


- ½ kg de bacalhau desfiado

- 2 cebolas em rodelas

- 5 colheres (sopa) de azeite

- 3 tomates picados

- 3 colheres (sopa) de manteiga

- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

- 1 xícara (chá) de leite

- 1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco

- 1 pitada de noz moscada

- ½ kg de batatas cozidas e em rodelas

- 50g de queijo parmesão ralado

- pimenta do reino e sal a gosto

- 1 xícara (chá) de farelos de pão francês





MODO DE PREPARO:





DESSALGAR O BACALHAU: Em uma vasilha, deixe o bacalhau de molho em água fria por 48hs na geladeira, trocando a água de vez em quando para dessalgar. Depois deste processo, desfie o bacalhau.


BACALHAU: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola, os tomates e o bacalhau. Reserve.


CREME BRANCO: Em uma panela, derreta a manteiga e doure a farinha de trigo. Acrescente o leite, e depois o creme de leite, mexendo até engrossar e formar um creme consistente. Coloque uma pitada de noz moscada, misture e reserve.


MONTAGEM: Em um refratário, coloque as batatas no fundo da travessa, por cima uma camada com o bacalhau e cubra com o creme. Polvilhe farelos de pão e queijo ralado. Leve para gratinar por aproximadamente 20 minutos em forno a 180ºC.


http://www.rederecord.com.br/programas/hojeemdia/interna03.asp?id=2914

PASCOA E SEXTA FEIRA SANTA- RECEITAS: CAMARÃO, BACALHAU E PEIXE

OLÁ!!!!



Quase não escrevi essa semana, acho que estou meio preguiçosa.... Não havia comentado mais um dos meus grandes hobbies e paixões é a arte da culinária, curto muito inventar e pilotar fogão...rs....






Essa semana antecede a Páscoa e como de costume na Sexta-feira comemos peixe, tradição de família. Ontem saimos com uns amigos e eles nos convidaram para cozinhar na sexta, me empolguei e comecei a fazer pesquisas de receitas na net, pensei em fazer o peixe assado como foi sugerido pela Van (amiga), uma receita de camarão ou de bacalhau, mas como só sairemos as compras na quinta, ainda iremos decidir. Abaixo segue várias receitas, concerteza irei fazer 2 acredito que seja um peixe de forno e um risoto.





Começamos por PEIXE


Peixe Assado à Moda do Mediterrâneo


Ingredientes
1 pescada de 1 kg aproximadamente
2 cebolas médias
4 batatas médias
2 tomates
2 dentes de alho
8 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 colheres (sopa) de vinho branco
1 colher (sopa) de alecrim
sal grosso e pimenta-do-reino

Modo de Preparo :Limpe bem o peixe mantendo-o inteiro, tempere com sal e pimenta-do-reino.

Em um recipiente misture o azeite,alecrim, o suco de limão e vinho branco. Coloque opeixe nesta marinada e deixe descansar por 30 minutos,espalhando também a marinada pela parte interna dopeixe.

Descasque as batatas e corte em rodelas de ½cm. Fatie finamente a cebola e os dentes de alho. Corte os tomates em rodelas grossas.Unte uma assadeira com um pouco de azeite de oliva e distribua as fatias de batata no centro da assadeira.Coloque as fatias de cebola sobre as batatas, salpique com sal e pimenta-do-reino. Escorra o peixe da marinada reservando-a.

Coloque o peixe sobre as batatas e cebolas. Cubra o peixe com as fatias de tomate e regue tudo com amarinada. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos aproximadamente.



Peixe assado ao modo simples


Ingredientes:

1 salmão de 2kg ou mais
cebola, alho, salsinha, sal, óleo e vinagre

Modo de Preparar: Prepare o tempero, com a quantidade a gosto.

Separe em um vasilhame e misture meio copo americano de vinagre, 3colheres de óleo, sal a gosto, salsinha, alho amassado à gosto, cebola à gosto e algo que queira complementar.

Lave o peixe com o tempero preparado, e coloque o peixe em uma assadeira (de modo que ele fique confortável), tampe-o com papel alumínio e deixe descansar de um dia para outro dentro da geladeira para o tempero aderir.

Coloque então no forno e deixe assar. Verifique levantando o papel alumínio. Quando estiver pronto, retire do forno e coloque em um recipiente onde ele será servido. Divirta-se....


SALMÃO INTEIRO ASSADO


Ingredientes:

sal
suco de 2 limões
batatas para conserva ou bem pequenas
1 cebola grande
1 colher alho em pasta
2 colheres de azeite de oliva
2 colheres sopa de alcaparras

Modo de fazer:

Lave bem o peixe já limpo, tempere com sal e limão, deixei mariando por 12 hrs,
faça uma mistura com o alho, alcaparra e o azeite de oliva, passe por dentro do peixe, coloque a cebola cortada em rodelas, e as batatas, feche como um papelote com papel aluminio e leve ao forno por 50 min.



Uhn que delícia que dúvida hein, qual desses devemos fazer?

QUE VENHA O CAMARÃO... RISOTO ? CAMARÃO NA MORANGA?

RISOTO CAMARÃO


400 g de camarão cinza limpo

-3 xícaras de chá de arroz branco

-1 cubo de caldo de camarão

-1/2 xícara de chá de pimentão verde cortado em cubos pequenos (Eu dispenso sem culpa, ném dó...)

-1 tomate sem semente cortado em cubos pequenos

-Cheiro verde picado

-2 colheres de extrato de tomate

-2 dentes de alho

-1 colher de sopa de azeite

-Sal

-1/2 limão


Modo de Preparo : Tempere o camarão no limão e sal, reserve por 10 minutos. Enquanto isso, faça o arroz, fritando ele muito bem. Em seguida, coloque água suficiente para cobrir o arroz na panela, sobrando uns 2 centímetros a mais do que o arroz no fundo da panela.

Coloque pouco sal, pois o molho do camarão levará o cubo de caldo de camarão.

Cozinhe em fogo baixo até que toda água seque.Retire do fogo e deixe a tampa da panela aberta (para o arroz não passar do ponto).Agora, numa frigideira grande, que caiba todo o camarão, doure o alho e coloque todo o camarão sem o suco do limão, junte o tomate, o pimentão, o cheiro verde, o extrato de tomate e o cubo de caldo de camarão.

Adicione um pouco de água, para que tenha molho suficiente para encobrir o camarão na frigideira.Cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.Enquanto isso, retire o arroz e o ponha em um recipiente de cerâmica ou vidro. Solte-o bastante, com o garfo. Junte o molho do camarão e misture, usando em uma das mãos um garfo, e em outra mão uma colher.Decore com camarões grelhados e coentro, e Sirva bem quente.

CAMARÃO NA MORANGA


· - 1 quilo de camarão médio
· - 4 colheres (sopa) de azeite
· - 2 dentes de alho
· - 1 cebola
· - 5 tomates sem sementes
· - sal e pimenta a gosto
· - 1 lata de creme de leite sem soro
· - 300g de requeijão cremoso
· - 1 moranga

Modo de Preparo :


Retire a tampa da moranga e a seguir, as sementes
Lave e enrole-a em papel alumínio
Leve ao forno e asse por 45 minutos
Reserve
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola
Junte os tomates picados, a pimenta, o sal e 3 colheres (sopa) de catchup (opcional)
Desligue
Acrescente o creme de leite
A seguir, agregue os camarões aferventados
Cozinhe por aproximadamente 3 a 5 minutos
Reserve
Espalhe o requeijão dentro da moranga reservada
Despeje o creme de camarão
DICA: Substitua o camarão por frango, carne seca, palmito ou cação

E POR FIM O BACALHAU.... (Hoje passado uma receita feito pelo Edu Guedes do Programa Hoje em dia Maravilhosa, mas ainda nõ foi postada, vou ver se pego depois)

BACALHAU EM POSTAS COM BATATA E OVOS


800 grs. de batatas

4 postas de bacalhau

Azeite

50 grs de queijo parmezão

02 ovos batidos

Molho branco, sal, pimenta do reino, pimenta-malagueta a gosto

02 dentes de alho

01 cebola

Cheiro verde( salsa, cebolinha, coentro) picados

MODO DE PREPARO:

1-Cozinhe o bacalhau em água fervente( coloque o bacalhau quando a água estiver fervendo), retire do fogo e desfie grosseiramente. Reserve.

2-Cozinhe as batatas com casca e a cebola, na água em que cozinhou o bacalhau. Escorra e elimine as cascas das batatas. Amasse as batatas e a cebola.

3-Tempere sal e as pimentas. Coloque num refratário as batatas amassadas e o bacalhau desfiado regado com bastante azeite Virgem, o queijo parmezão, o cheiro verde picado. Misture tudo.

Coloque o molho branco em cima. Espalhe os ovos levemente batidos , e polvilhe mais queijo parmezão. Leve ao forno para gratinar.

Obs.: Pode-se colocar ovos cozidos picados, azeitonas, tomate picado, pimentão,etc...

Molho Branco Derreta 1 colher de sopa de manteiga, em fogo baixo e polvilhe com 1 colher de sopa de farinha de trigo. Cozinhe mexendo sempre, não deixando ganhar cor. Regue de 1 só vez com 300ml do caldo do cozimento do bacalhau( o caldo deve estar quente para não empelotar a farinha) e mexa muito bem . Tempere com sal e noz-moscada a gosto e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos.

BACALHAU DESFIADO


· 1 e 1/2 de bacalhau desfiado
· 1 vidro pequeno de alcaparras
· 6 dente de alho
· 2 cebolas cortadas em cubos
· 1/2 xícara (chá) de azeite
· 1 xícara (chá) de azeitonas pretas
· Cebolinha e pimenta - do - reino agosto
·

Purê:
· 1 e 1/2 de batatas cozida e amassada
· 1/2 pacote de queijo ralado
· 100 g de queijo mussarela
· 1 xícara (chá) de leite
· 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
· Pimenta - do - reino a gosto
· Sal


Molho branco:
· 1 l de leite
· 1 cebola grande picada em cubos
· 1/2 pacote de queijo ralado
· 1 lata de creme de leite
· 1 lata de milho verde
· 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina bem cheia
· 1 folha de louro
· 8 colheres (chá) de farinha de trigo
· 2 xícaras (chá) de água
· Pimenta - do - reino e cebolinha a gosto
· Sal

Bem no site não tinha especificamente o modo de preparo, mas deduzo que seja colocado o purê, o bacalhau e por ultimo o molho branco polvilhando queijo parmesão ralado e levando ao forno por 20 a 30 minutos apnas para gratinar.



Bacalhau com Molho Branco

Receita indicada por: Lucília Cleide Nunes Morais
10 porções


1 kg de Bacalhau Port
o1 kg de batata
3 unidade(s) de cebola em rodelas
200 gr de mussarela
quanto baste de azeite
3 unidade(s) de ovo cozido(s)
1 xícara(s) (chá) de azeitona preta picada(s)
quanto baste de queijo ralado

Molho
1 xícara(s) (chá) de leite
1 colher(es) (sopa) de amido de milho
1 colher(es) (sopa) de queijo ralado
1 unidade(s) de ovo
1 colher(es) (café) de sal


MODO DE PREPARO:

Pegue o bacalhau e coloque-o para ferver com as batatas em rodelas grossas (cuidado para não cozinhar demais), as cebolas em rodelas e o azeite. Quando as batatas estiverem cozidas, tire com cuidado e faça um purê com a metade. Reserve as outras rodelas. Desfie o bacalhau, cortando em pedacinho pequenos também a cebola que foi cozida e jogue dentro do Molho branco acrescente as azeitonas picadas.

Pegue um refratário e arrume da seguinte forma: 1ª camada: Bacalhau no molho branco; 2ª camada: Rodelas de batatas; 3ª camada: Rodelas de ovos; 4ª camada: Queijo mussarela; 5ª camada: O purê de batatas, polvilhe com queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar.


Molho
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar.



E AÍ FAÇAM SUAS APOSTAS E ESCOLHAS , COM UM CARDÁPIO DESSES NÃO TEM PARA NÍNGUÉM, AH NÃO PODEMOS ESQUECER DE UMA SALADINHA BÁSICA PARA ACOMPANHAR E UM BOM VINHO...


Obs: minha busca de receitas baseou-se em alguns sites sendo parte deles;

http://tudogostoso.uol.com.br/

http://receitas.maisvoce.globo.com/

http://cybercook.terra.com.br/receitas.php

http://culinarias12.blogspot.com/2006/02/bacalhau-com-molho-branco.html

http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bacalhau-com-molho-branco.html?codigo=2333#comentarcomentar